Análise e Alcance Vocal de Lewis Capaldi - Vocal Range

Alcance Vocal: F#2 – C#5 – F#5 (3 oitavas)

Classificação Vocal: Barítono/Tenor/Baritenor?

Avaliação: B+

Recomendo Ouvir: Bruises, Somenone You Loved, Hold Me While You Wait, Before You Go

Lewis Capaldi é um escocês de 24 anos (2020). Sim, é difícil acreditar, mas este artista é bem novo, principalmente se levarmos em consideração o sucesso que está fazendo e a maturidade que apresenta em suas canções. Existe um debate recorrente sobre sua classificação vocal, porém creio que classificá-lo como baritenor é uma forma de fazê-lo sem limitações.

Baritenores possuem aspectos de barítonos assim como de tenores, o que faz sentido se pensarmos no peso de suas notas médias e brilho de seus agudos. Porém, o que mais chama a atenção em Lewis Capaldi não é – apenas – sua qualidade vocal, mas sua musicalidade, que resulta em canções belíssimas e substanciais, tornando-o um ótimo adendo ao mundo do pop.

Análise e Alcance Vocal de Lewis Capaldi – Vocal Range

Falando de voz, os extremos não parecem ser tão bem executados, apresentando certa tensão. O artista porém, conhecendo seu instrumento, costuma compor ou até mesmo modificar suas performances para evitar as partes mais inconsistentes de sua voz. Suas notas mais graves são pouco utilizadas e, pelo menos ao vivo, ele costuma descer o tom de algumas músicas mais agudas. É importante lembrar que a voz do estúdio nem sempre é a mesma ao vivo, isso não apenas com Capaldi, mas com qualquer artista. Veja mais detalhes sobre esse conceito em nosso post “Por que a voz de estúdio e a voz ao vivo são diferentes?“.

Pontos Positivos:

Além da sua musicalidade ser incrível, Lewis Capaldi é sim um ótimo vocalista. Sua voz é consistente, bem afinada e com um timbre, na maior parte do tempo, saudável. Um ponto interessante à se levar em consideração é seu sotaque escocês extremamente carregado, algo incomum em artistas internacionais. A parte média de sua voz, talvez devido ao seu sotaque de fato, pode ser realmente muito agradável aos ouvidos, o que somado ao conteúdo de suas músicas, resulta em performances maravilhosas.

Pontos Negativos:

O mais óbvio ponto negativo de sua voz é a tensão. Lewis Capaldi costuma por muita força na hora de cantar, o que já resultou em drives executados de forma não saudável (principalmente no estúdio como em Bruises) e até mesmo na perda da voz em uma apresentação ou outra (ao vivo). Hoje em dia, mesmo abaixando o tom das canções mais agudas, o artista ainda canta com muita pressão, pondo muita força, o que resulta em um vibrato forçado e não muito atraente, para quem não está acostumado.

Apesar de ser um ponto subjetivo, a estética de sua voz é um pouco excêntrica, o que pode limitar seus ouvintes. Porém, quando o assunto é técnica apenas, Capaldi impressiona, mas poderia melhorar.

Conclusão:

Lewis Capaldi é um artista com uma carreira inteira pela frente. Suas canções são bem pensadas, compostas de forma muito caprichada e seus vocais são executados, na maior parte do tempo, de forma saudável. Não digo ainda um vocalista excelente, porém tudo leva a crer que, em pouco tempo e com um pouco mais de estudo, Capaldi pode se tornar um dos maiores vocalistas de todos os tempos. Isso porque sua técnica hoje é imperfeita, mas mesmo assim seus vocais já são impressionantes. Com um pouco mais de cuidado, de estudo e prática, Lewis Capaldi pode se tornar uma lenda.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *