Análise e Alcance Vocal de Jade Thirlwall, integrante da banda Little Mix

Alcance Vocal: C3 – B5 – G#6 (3 oitavas e 3 tons)

Classificação Vocal: Light-Lyric Soprano

Avaliação: B+

Recomendo Ouvir: How Ya Doin’, Secret Love Song, Power, Lightning

Jade Thirlwall faz parte da banda Little Mix. Sua classificação vocal é light-lyric soprano, que consiste em uma voz leve e doce, e seu alcance vocal fica entre C3 to G#6. Com um bom controle vocal e influências de R&B, Jade se destaca nas performances com melismas bem executados e alterações na melodia original da música, que demonstram boa musicalidade.

Suas notas mais graves são pouco desenvolvidas e pouco usadas em solos, porém Jade é capaz de manter o apoio até um G3 de forma constante. O mais grave já alcançado é um C3, porém apenas harmonizando com as meninas da banda. Quanto às notas médias, Jade mantém uma boa técnica entre G4 e C#5, mantendo ressonância e apoio constante. Acima disso, a partir de um D5, alguns problemas de laringe alta e tensão geral começam a aparecer. Apesar de tudo, é capaz de alcançar até um B5 no estúdio e um F5 ao vivo, que demonstra uma boa técnica de voz mista.

Pontos Positivos:

O foco de Jade não é necessariamente quantas notas ela alcança, mas sim a qualidade de suas notas e seu timbre doce, principalmente na voz de cabeça. Essa é sem dúvida a maior qualidade vocal da artista. Transições de voz de peito para cabeça são feitas sem aparente dificuldade e sem perder a qualidade do timbre natural de sua voz. Outra característica que aponta o conforto que ela tem nessa região é a velocidade para fazer melismas. Enquanto algumas linhas melódicas apresentam tensão na voz mista, quando Jade opta por “ficar” na voz de cabeça, tudo flui de forma muito mais confortável e ágil.

Pontos Negativos:

Apesar de possuir um grande controle, talvez o maior do grupo, Jade muitas vezes força a voz para alcançar notas. Notas acima de D5 podem soar forçadas ou até mesmo desafinadas, por conta do nervoso. Outro ponto negativo da cantora é que, as vezes para evitar forçar a voz, ela opta por mudar a linha melódica e nem sempre isso resulta em uma melodia dentro do tom da música.

Conclusão:

Jade Thirlwall é a prova de que uma grande artista é mais do que a sua voz. Apesar de constantemente trabalhar em sua técnica vocal, Jade é uma ótima intérprete e uma grande vocalista, com imenso potencial. Por ter começado em um programa de televisão, as pessoas costumam trazer um estigma de que os artistas não passam de caras bonitas e vozes gritadas, mas Jade, assim como as outras meninas da banda, já provaram que não fazem parte deste estereótipo.

Todas as meninas da banda já se provaram grandes profissionais, capazes de se afastar do microfone para deixar o outro brilhar, assim como tomar as rédeas para salvar uma colega de banda. Em inúmeras ocasiões, se provou capaz e merecedora, sabendo exatamente o que fazer quando cantar e harmonizar 100% ao vivo se mostrou necessário, tanto em interpretações acústicas quanto em festivais, com coreografias difíceis.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *