Britney Spears tem brincado com a voz nas mídias sociais, gravando diversos vídeos cantando acapella e muita gente tem se surpreendido com a voz “diferente” da cantora. Em um vídeo bem recente, cantando seu single Baby One More Time, a artista parece ter a voz muito mais forte e grave do que estamos acostumados na versão original.
Lembrando que essa música foi o primeiro single de Britney Spears (completando 24 anos em setembro), originalmente seu estilo é um dance-pop, com arranjo musical formado por baixo elétrico, baixo, guitarra e a voz “clássica” de Britney. Quando analisamos a letra de Baby One More Time é possível vermos o quão substancial a artista pode ser e eu particularmente acredito que esse é o principal motivo de tantos artistas terem feito covers incríveis em diversos gêneros musicais, mas vamos focar na voz.
Britney Spears cantando Baby One More Time 24 anos depois do original!
A “clássica” voz de Britney Spears é tida como aquela “voz de bebê”, como muitos chamam. Como alguém imitando um bebê, a sua voz é anasalada, com bastante vocal fry, extremamente muito soprosa e bem jovial. O timbre chega à quase imitar uma Soubrette Soprano. O problema dessa voz, presente em todas suas músicas até hoje incluindo Baby One More Time, é que ela é falsa.
Apesar de muitas mulheres serem classificadas com essa tessitura e vocal fach, como Diana Ross e Jennifer Lopez, Britney Spears não é uma Soubrette Soprano. Desde criança ela canta e desde sempre é possível notar que sua voz é grossa, pesada, grave e forte. Assista o vídeo recente:
E assista à versão de estúdio de Baby One More Time, gravada em 1998:
É claro que uma versão de estúdio gravada e editada terá um refinamento mais agradável aos ouvidos, ainda mais se comparado com um vídeo mal filmado onde a artista canta sem ensaio, sem microfone e após 24 anos machucando sua voz. Poucos se atentam nisso, mas ao imitarmos uma voz podemos nos machucar e eu acredito que a razão pela qual Britney foi perdendo sua potência vocal ao longo dos anos é exatamente por imitar essa “baby voice” por tanto tempo, sendo que sua voz natural é muito mais grossa do que isso.
Inclusive é interessante percebermos as peculiaridades em sua voz atual, muito similar à Toni Watson, Elle King, Audra Mae e até um pouco de Amy Winehouse. Essas vozes graves, com agudos únicos e uma voz de cabeça mais encorpada. Britney Spears com sua voz natural é tão atual quanto as músicas que fazem sucesso hoje e, apesar da gravadora ter podado sua voz por ser “grave demais para uma garota”, é possível notar os fãs pedindo que ela regrave suas canções com sua voz de verdade. Vamos torcer para este projeto acontecer!
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!